"Devemos voltar a pensar dentro da caixa", defende Marialejandra Urbina

Diretora-executiva de Planejamento da Dieste Inc. abriu programação desta tarde no Congresso de Estratégia Criativa

Marialejandra Urbina - Divulgação/Coletiva.net

A diretora-executiva de Planejamento da Dieste Inc., Marialejandra Urbina, abriu a programação desta tarde do Congresso de Estratégia Criativa. Em inglês, a colombiana defendeu que é importante voltar a pensar dentro da caixa, e fez uma analogia com o jogo de Tênis: "A jogada só vale quando a bolinha bate dentro das quatro linhas". Ao longo de sua apresentação, ela falou ponto a ponto sobre como trabalhar para reeencontrar "a essência da caixa". 

O primeiro passo, segundo Marianjela, é detectar o problema, pois sempre tem gente pagando pelo que você faz, ou seja, ninguém faz publicidade por hobby. "A questão é que o problema pode estar em qualquer lugar, na marca, no que as pessoas pensam sobre ela, sobre como ela é usada, nos hábitos de consumo", listou. Um dos erros, prosseguiu, é confundir o problema com um sintoma. Para chegar ao problema, a profissional citou algumas ferramentas para descobrir o problema, como dados, observações, conversas, histórias, etnografia, ficção para achar.

Encontrar o diferencial da marca também é essencial. "Como Planejamento, você deve parar para refletir isso e deve definir qual é o ponto de vista da sua empresa", destacou, complementando que também é preciso definir o propósito da marca. O contexto cultural também é um ponto relevante. "Você precisa entender o mindset cultural. Onde sua mensagem vai chegar?", provocou.

Insights foi outro ponto destacado e Marianjela disse que faz uso da Roda das Emoções (Psicologia) para encontrar insights. Ainda, falou sobre as tribos sociais, que dividem o mesmo mindset, têm os mesmos comportamentos, as mesmas crenças, valores e expressões. "Você tem que ser criativo, mas não tente competir com criativos. Não tente resumir e criar uma fórmula. Ao final, a palestrante aconselhou a todos a seguirem estudando e, mais importante: "Seja um professor generoso".

Coletiva.net faz a cobertura da quarta edição do Congresso de Estratégia Criativa ao longo desta segunda-feira, 20, com o apoio do Grupo RBS. O evento, realizado no Teatro do Bourbon Country, é produzido pelo Grupo de Planejamento do Rio Grande do Sul.

 

 

 

Comments