"Fronteiras do Pensamento" traz o repórter Jon Lee Anderson

Norte-americano é conhecido pela mídia como "o jornalista dos jornalistas"

O jornalista Jon Lee Anderson é o próximo palestrante do curso de altos estudos Fronteiras do Pensamento. No encontro, ele falará sobre "O pensamento após a modernidade". Californiano nascido em 1957, Anderson é filho de diplomata norte-americano e, por isso, estudou em diversos lugares, como Coréia do Sul, Colômbia, Taiwan, Indonésia, Libéria e Inglaterra. O repórter destaca-se por registrar as histórias de pessoas comuns em meio a alguns dos mais sangrentos e complicados conflitos da história recente.


Chamado de "jornalista dos jornalistas" pela mídia, Anderson acumula quase três décadas de carreira. Entre suas obras, estão "Zonas de guerra", sobre as guerras em El Salvador, Saara ocidental, Faixa de Gaza, Afeganistão e Birmânia, "A cova do leão", em que mostra a busca por Osama Bin Laden nas montanhas do Afeganistão, e "Che - uma biografia", considerada a obra definitiva sobre a vida do guerrilheiro argentino Ernesto Guevara. Seu mais recente trabalho é "A queda de Bagdá", no qual registra sua cobertura da guerra no Iraque acompanhando um grupo de iraquianos por um extenso período de tempo: desde o regime de Saddam Hussein, passando pelo clima em Bagdá antes da invasão norte-americana até a ocupação que parece não ter fim.


Fronteiras do Pensamento ocorre em Porto Alegre até dezembro e é o aprimoramento da etapa de internacionalização do Copesul Cultural, que vem há cinco anos realizando ações junto à sociedade, promovendo a troca de idéias e o fomento ao desenvolvimento cultural. A palestra de Anderson ocorre nesta segunda-feira, a partir das 19h30min, no Salão de Atos da Ufrgs (Avenida Paulo Gama, 110). Os ingressos já estão esgotados. Mais informações no site www.copesulcultural.com.br.

Comentários