Abertura oficial da Feira do Livro é nesta sexta

Na solenidade, Carlos Urbim, patrono da edição anterior, transmite o título para Paixão Côrtes

A 56ª Feira do Livro de Porto Alegre dá início à sua programação nesta sexta-feira, 29. A abertura oficial acontece às 19h, no Teatro Sancho Pança, localizado no Cais do Porto. O presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), João Carneiro; o patrono da 55ª edição, Carlos Urbim; e o folclorista Paixão Côrtes, que assumirá a função para 2010, comandam o evento. A feira se estende até o dia 15 de novembro.
Para fazer a cobertura da cerimônia, a imprensa deve realizar o credenciamento prévio pelo e-mail [email protected]. Locais como o Teatro Sancho Pança não liberarão a entrada sem credencial. As credenciais devem ser retiradas na Sala de Imprensa, que fica em frente ao Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), na Praça da Alfândega.
Pouco antes da abertura oficial, ocorre o cortejo dos grupos folclóricos de Tavares e Mostarda pelos caminhos da Praça da Alfândega, com a narração em versos nos improvisos do pajador Paulo de Freitas Mendonça, numa homenagem a Paixão Côrtes. Logo após,  a animação fica a cargo dos CTGs Chico Borges e Patrulha do Rio Grande, da cidade de Santo Antônio da Patrulha, em apresentação na Praça de Autógrafos, a partir das 17h30.
O folclorista Paixão Côrtes assume os trabalhos de patrono do evento assim que receber o troféu da CRL. Após seu discurso, autoridades municipais e estaduais tomam a palavra e a Banda Municipal acompanha a execução do Hino Rio-Grandense. A cerimônia segue com o tradicional toque da sineta pelo xerife José Júlio La Porta. E, neste ano, o momento recebe um toque especial gaúcho: Paixão Cortês soma à festa o toque da matraca, instrumento folclórico de chamamento à reunião. Num cortejo de abertura, autoridades presentes seguem pela feira, do Cais à Praça, inaugurando oficialmente o evento. Na Praça da Alfândega, a Banda Municipal será novamente a atração.

Comentários