Airton Ortiz lança livro sobre povo maia

Premiada série de reportagens do jornalista deu origem à obra

O jornalista e escritor Airton Ortiz lança na próxima terça-feira o livro "Em Busca do Mundo Maia", às 19h, no Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro s/n - Centro), pela coleção Viagens Radicais da Editora Record. A obra tem origem numa série de matérias do autor, publicada no Jornal do Povo, de Cachoeira do Sul, que levou o primeiro lugar no Prêmio ARI de Jornalismo 2006, na categoria Reportagem Cultural. O livro narra uma expedição liderada pelo explorador gaúcho pelo norte da América Central e pelo sul do México, especialmente nas selvas onde viveu o povo maia, uma das civilizações mais avançadas do mundo, que acabou reduzida a vilarejos miseráveis formados por aldeões.


Ortiz visitou sítios arqueológicos, onde estão as ruínas das principais cidades maias, para tentar descobrir por que eles desapareceram sem deixar rastros. Antes da descoberta do continente pelos europeus, os maias já possuíam observatórios astronômicos capazes de prever eclipses com precisão e seus médicos também realizavam pequenas cirurgias.


O escritor percorreu cinco países: Nicarágua, Honduras, Guatemala, Belize e México, numa jornada de cinco mil quilômetros por montanhas, vulcões em ampla atividade, vales, planícies, praias, rios caudalosos e selva tropical infestada por doenças, animais selvagens e guerrilheiros. Foram 12 semanas percorrendo as regiões culturalmente mais coloridas do planeta, viajando sempre pelas pequenas comunidades do interior, num contato direto com a forma como vivem esses povos. Foi utilizado apenas transporte público e todas as necessidades foram supridas por meio da infra-estrutura local. Mais informações pelo telefone (51) 8419-0885 ou através do e-mail [email protected].

Imagem

Comentários