Cartunistas criarão obra ao vivo durante a Feira do Livro

Projeto exibirá um livro inusitado, com páginas de 1m x 1,3m

Durante a 54ª Feira do Livro de Porto Alegre, 15 cartunistas gaúchos se revezarão diariamente para criar, ao vivo, uma obra original e inusitada. O projeto "O Riso é Livro", uma iniciativa da Caixa Econômica Federal, exibirá ao público do evento um livro com páginas de 1m x 1,3m. 


Durante duas semanas, entre os dias 1° e 15 de novembro, os artistas convidados farão criações diárias. A ordem de apresentação dos cartunistas integrantes da Grafar (Grafistas Associados do Rio Grande do Sul) no estande, localizado em frente à Praça de Autógrafos, será a seguinte: Hals, Rodrigo Rosa, Edgar Vasques, Moa, Rafael Sica, Bier, Lancast, Eugênio Neves, Kayser, Santiago, Uberti, Rafael Corrêa, Vilanova, Ruben e Juska. O grupo acumula prêmios nacionais e internacionais, além de atuações na imprensa brasileira e livros editados.


Os cartunistas vestirão a camiseta do evento durante a performance. O visual é assinado pelo designer Fabio Zimbres e a curadoria do humorista Fraga, que também é colunista de Coletiva.Net. Os cartuns inéditos - produzidos especialmente para "O Riso é Livro" - serão pintados em painéis e montados em expositor no formato de um grande livro para ser folheado pelos leitores. A cada tarde, os visitantes poderão acompanhar a pintura de uma nova página. 


Também serão distribuídos, como brindes, milhares de postais com uma série de 15 cartuns sobre livros, diferentes das imagens dos painéis. O projeto não se encerra nesta Feira do Livro. A partir do ano que vem "O Riso é Livro" terá exposições itinerantes pelo Brasil, no Centro Cultural da Caixa de cinco capitais: Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Curitiba. O retorno a Porto Alegre está previsto para 2010, na inauguração do futuro Centro Cultural da cidade.

Imagem

Comentários