Dudu Purper lança livro de crônicas

Estudante de Jornalismo portador de paralisia cerebral ficou conhecido em todo Brasil devido à repercussão de sua monografia na mídia nacional

O estudante do curso de Jornalismo do Centro Universitário Metodista Eduardo Purper lança na próxima quarta-feira, 15, o livro Ao Encontro da Vida: Crônicas de um Guerreiro Apaixonado. O evento está marcado para as 18h30, na livraria Book Garden, que fica na praça de alimentação da Unidade Central (Rua Joaquim Pedro Salgado, 80). Portador de paralisia cerebral, Dudu, como é conhecido pelos colegas, é autor de 17 histórias dedicadas a familiares, amigos e terapeutas. O prefácio da obra do autor de 22 anos é assinado pelo jornalista Ruy Carlos Ostermann. "Eu o conheço há algum tempo e desde o primeiro dia, ele não pediu nada que não fosse antes uma conquista pessoal", escreve em trecho da introdução.


Apesar da cadeira de rodas e das dificuldades motoras e visuais, o jovem ficou conhecido em todo o Brasil como exemplo de superação devido à repercussão de sua monografia na mídia nacional. Em junho, Dudu conseguiu vencer mais uma etapa ao ver aprovado, com a nota 9,5, seu estudo, que foi realizado de forma inédita: totalmente gravado em 80 minutos de áudio. O assunto recebeu destaque na imprensa brasileira e foi ainda a matéria que encerrou a edição do dia 24 de junho do Jornal Nacional, no qual a apresentadora Fátima Bernardes definiu o acadêmico como "um brasileiro vitorioso e especial". 


Ao Encontro da Vida, lançado pela Editora Imprensa Livre com preço de capa de R$ 20, levou dez meses para ficar pronto e tem as histórias intituladas com o nome das pessoas a quem são destinadas. "A minha crônica predileta é Aline Torres, é a que considero mais madura e que encerra o livro", avalia. O texto precursor do livro foi Carolina Schirmer, escrito em despedida à fonoaudióloga e psicopedagoga de Eduardo que foi morar outro Estado. O jovem escreveu o texto sem saber ainda que este seria o primeiro passo para a obra. "Foi curioso. Eu descobri que sabia escrever, não me imaginava como escritor, mas fui escrevendo e pegando o gosto", comenta.


Esta é a segunda publicação do futuro jornalista. O livro Purper é Gol teve lançamento na Câmara de Vereadores de Porto Alegre em 2000. Aos 14 anos, lançou o livro "Purper é gol", que trata de futebol e tem prefácio também assinado por Ruy Carlos Ostermann. "Na época, eu tinha mais habilidade do que hoje para escrever porque eu treinava mais. Com a canetinha acabei escrevendo mais de cem páginas durante as sessões de terapia ocupacional, que foram reduzidas para 64 no livro", diz.


Dudu participa da Organização Não-Governamental Pró-Inclusão e já palestrou em diversas instituições como o Colégio Metodista Americano, onde cursou toda a Educação Básica, além do Maria Imaculada, Sevigné e das instituições de Ensino Superior UFRGS, PUC, e FAPA. O estudante também apresenta o programa A Palavra é Sua, que é transmitido via internet pela Rádio IPA e vai ao ar às quartas-feiras, a partir das 11h, com duração de 30 minutos. 


Veja o que Coletiva.Net publicou sobre o assunto:


Estudante de Jornalismo supera paralisia e inova em monografia  


Banca aprova monografia de estudante com paralisia cerebral


Superação de Dudu Purper conquista a mídia nacional

Imagem

Comentários