Exposição resgata história da Copa através de jornais e revistas

Mostra lembra fatos como o Maracanaço de 1950 e as conquistas brasileiras

A história da Copa do Mundo é tema de exposição no Museu da Comunicação Hipólito José da Costa. A mostra traça uma linha do tempo do Mundial, por meio de notícias publicadas em veículos como a revista O Cruzeiro. Desde o Maracanaço de 1950 (como ficou conhecida a final da Copa daquele ano), até as três conquistas pela Seleção Brasileira, que deu ao país a cobiçada taça Jules Rimet, a exposição resgata fatos dos Mundiais de 1950, 58, 62 e 70. O acervo foi catalogado pela equipe do Museu da Comunicação, com direção de Luiz Antonio Inda.
Os periódicos também destacam momentos como a ascensão de Garrincha após o bicampeonato do Brasil e a visita da Seleção do Uruguai a Porto Alegre depois da vitória, em 1950. Para atrair quem passa em frente ao prédio histórico na Rua dos Andradas, o foco da exposição é justamente as manchetes mais chamativas. "Utilizamos a Copa, que integra culturas e grandes momentos, para mostrar um pouco a história da comunicação gaúcha", comenta Carlos Roberto da Costa Leite, coordenador do setor de pesquisa.
Prestes a completar 40 anos, o Museu da Comunicação está localizado na Rua dos Andradas, 959. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3225.8757.

Comentários