Exposição traz escultura inédita no País

Editada em Londres, a peça "LC3", de Lygia Clark, será exibida na Fundação Vera Chaves Barcellos

De 14 de abril a 28 de julho, a Fundação Vera Chaves Barcellos, de Viamão, apresenta a exposição 'Desestruturas', que traz gravuras, desenhos, fotografias, pinturas, esculturas e instalações. A iniciativa propõe diálogos entre obras que compõem um projeto específico e peças que "dão lugar à intuição, ao momento do fazer e ao próprio processo". Um dos destaques é a escultura de Lygia Clark, 'LC3', da série 'Bichos', editada pela Limited Edition, de Londres, nos anos 1960. A obra, que se transforma em modelos distintos, será exibida pela primeira vez no País.
Com curadoria e organização de Neiva Bohns e Vera Chaves Barcellos, a mostra abrange produções dos anos 1970 até a atualidade. Contrapõe o gestualismo de Emilio Vedova ao rigor de Joseph Albers e apresenta desde pequenas obras sobre papel, como as delicadas gravuras em metal da chinesa Lili Hwa, ao conjunto de 134 pinturas sobre papel de Lenir de Miranda sobre o tema de Ulisses. Também integram a exposição desenhos em 12 partes de Maristela Salvatori e a insólita instalação de Carlos Pasquetti.
O público também poderá conferir peças adquiridas para o acervo da fundação através do Fundo Nacional de Cultura, como as da série 'Carretéis', de Eduardo Frota, além de Iole de Freitas, Lucia Koch, Maria Lucia Cattani, Ione Saldanha, Helio Fervenza, Frantz, Anna Maria Maiolino, Regina Ohlweiler, Nelson Wiegert, Nick Rands, Pic Adrian, Riera i Aragò e Vera Chaves Barcellos, entre outros artistas.
No dia de abertura da exposição, haverá transporte especial gratuito para a fundação (Avenida Senador Salgado Filho, 8450 - Viamão), com saída às 11h e às 14h, em frente ao Theatro São Pedro, e com trajeto de ida e volta. Para visitação, é necessário agendamento pelo telefone (51) 8229 3031 ou pelo e-mail [email protected].

Comentários