Feira do Livro vendeu mais que no ano passado

Durante 19 dias, evento recebeu a visita de cerca de 1,7 milhão de pessoas

Nos 19 dias da Feira do Livro de Porto Alegre, encerrada na última terça-feria, 15, em torno de 1,7 milhão de pessoas circularam pela Praça da Alfândega, Cais do Porto e arredores e foram comercializadas 459.588 mil obras, 12% a mais do que na edição do ano passado. A estrutura contou com 153 barracas de livreiros, sendo 109 na Área Geral, 15 na Internacional e 29 na Área Infantil e Juvenil. Além disso, dezenas de barracas de apoiadores, veículos de comunicação social e órgãos públicos, municipais, estaduais e federais transformaram a área da feira num território do conhecimento.
Ao fazer esta manhã um relato dos principais resultados do evento, o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, João Carneiro, destacou que a diversidade foi a marca desta 57ª Feira do Livro. "De fato, a Praça da Alfândega abrigou as mais diferentes classes sociais e leitores, desde a mais alta camada intelectual gaúcha, brasileira e internacional, até as pessoas que dão seus primeiros passos na leitura", disse Carneiro. Ele também elogiou a disponibilidade permanente da patrona deste ano, a escritora Jane Tutikian.
A diversidade pontuou também a programação, que contemplou todos os públicos. No total, foram 723 sessões de autógrafos e 675 convidados para atividades como oficinas, mesas-redondas, encontros com autores e seminários, entre outras agendas. Os dias temáticos deram o tom das diferentes opções, trazendo para discussão temas como Educação, América Latina, Afrodescendência, Gentileza, Gastronomia, Meio Ambiente e Viagem, entre outros, que pautaram as visitas do público de acordo com o assunto.
Além de convidados das diversas regiões do Brasil, a Feira do Livro contou com a presença de autores dos quatro continentes do planeta. Lídia Jorge (Portugal), Eric McLuhan (Estados Unidos), Alan Pauls (Argentina), Eduardo Sacheri (Argentina), Kangni Alem (Togo), Ondjaki (Angola), Tariq Ali (Paquistão), Henri Loevenbruck (França) e Francisco Haghenbeck (México) foram alguns dos nomes internacionais. Os brasileiros Nelson Motta, Maurício Kubrusly, Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho, Padre Fábio de Melo, Mary Del Priori, Eliana Yunes, José Castello, Içami Tiba e um time de peso de gaúchos e residentes no Estado, como Luis Fernando Verissimo, Airton Ortiz, Amanda Costa, Donaldo Schüler, Cláudio Moreno, Humberto Gessinger, Luis Augusto Fischer e Celso Gutfreind também prestigiaram a Feira.

Comentários