Jornalista lança segunda edição de livro sobre o bairro Moinhos de Vento

Carlos Augusto Bissón é quem assina "Moinhos de Vento – Histórias de um bairro de Porto Alegre"

Já está disponível nas livrarias a segunda edição de "Moinhos de Vento - Histórias de um bairro de Porto Alegre". Escrito pelo jornalista Carlos Augusto Bissón, o livro é uma co-edição da Editora da Cidade, da Prefeitura de Porto Alegre, e do Instituto Estadual do Livro (IEL). Lançada pela primeira vez em 15 de outubro de 2008 - 200 exemplares foram vendidos apenas nesta ocasião -, a obra se esgotou em janeiro deste ano. 


O texto abrange o período compreendido entre o loteamento do então chamado Arraial de São Manoel, em 1878, passa pela ascensão do Moinhos como bairro de elite da cidade um pouco antes da Revolução de 30 e chega até os dias atuais, quando, segundo a obra, se tornou um point dos cafés e da vida noturna. O livro mostra que o bairro se tornou uma confluência, nunca mais repetida na cidade, do dinheiro "novo" com o dinheiro "velho". Membros de famílias conhecidas do Estado (Vargas, Goulart, Flores da Cunha, Aranha, Chaves Barcellos) estiveram instalados no Moinhos ou nas proximidades. Boa parte dos homens que ajudaram a alavancar a industrialização gaúcha (A.J.Renner, João Wallig, Abramo Eberle - assim como os criadores e proprietários de marcas empresariais famosas (Varig, Casa Krahe, Taurus) também construiu suas residências particulares na região.


O livro relata histórias que hoje parecem inacreditáveis, como as corridas de carros no Parcão nos anos 70, nas quais os rapazes ficavam nus em cima dos veículos. O local era um grande point da juventude na época, que se reunia ali às centenas para conversar e namorar em voltas dos trailers de cheeseburger. 

Comentários