Jornalistas gaúchos participam de bienal em Brasília

Eduardo Bueno, Diana Corso e Martha Medeiros estarão em evento com foco em literatura

Começa neste sábado, 14, a I Bienal Brasil do Livro e da Leitura, em Brasília, que tem como tema 'O poder transformador do livro e da leitura'. Com a aposta na literatura contemporânea brasileira, latina e africana, o evento reunirá autores como o Nobel de Literatura Wole Soyinka e a escritora Alice Walker, autora de 'A cor púrpura', e terá a participação dos gaúchos Eduardo Bueno, Diana Corso e Martha Medeiros, que integrarão os debates previstos.
A iniciativa irá promover lançamento de livros, seminários internacionais, debates, palestras, encontros, oficinas, exibições de filmes, exposições, homenagens, espetáculos teatrais e musicais, entre outras atividades. Tudo com o objetivo de despertar o gosto pela leitura em crianças, jovens e adultos. A abertura oficial será no sábado, às 10h, com a entrega do Prêmio Brasília de Literatura. A distinção recebeu mais de 600 trabalhos nas categorias Biografia, Contos e Crônicas, Literatura Infantil e Juvenil, Poesia, Romance e Reportagem. A premiação totaliza R$ 240 mil.
A programação contará com 'Jornada Literária da América Hispânica', que vai reunir autores como o poeta argentino Juan Gelman e o chileno Antonio Skármeta; além dos seminários 'A Literatura Africana Contemporânea', que trará o poeta Conceição Lima, de São Tomé e Príncipe, e Abdulai Silá, autor do primeiro romance da Guiné Bissau; 'Bibliotecas para o Brasil' e o 'Encontro Ibero-Americano de Bibliotecas Rurais'. Durante a bienal, serão exibidos, no Café Litérário, em três horários diferentes, vídeos com autores brasileiros entrevistados pelo programa 'Impressões do Brasil' - série de 30 capítulos, produzida em Brasília, sobre ideias, livros e autores. A programação completa e outras informações podem ser obtidas pelo site  http://www.bienalbrasildolivro.com.br/.

Comentários