Livro conta a história da embalagem no Brasil

Publicação inédita é da Associação Brasileira de Embalagem

A Abre (Associação Brasileira de Embalagem) lançou o livro "História da Embalagem no Brasil" com o objetivo de apresentar a evolução da embalagem brasileira com enfoque histórico. A publicação, inédita no país, possui 256 páginas e mais de 400 imagens de diversos acervos e coleções particulares, que ilustram o avanço deste setor. A obra, lançada pela editora Grifo Projetos Históricos, é de autoria Carmo Chagas e Pedro Cavalcanti. O trabalho foi idealizado pelo presidente da Abre, Fabio Mestriner, em parceria com o Comitê de História da Embalagem. "Como encontramos informações dispersas e fragmentadas sobre o tema, percebemos a necessidade da entidade de produzir uma versão abrangente que funcionasse como ponto de referência para uma pesquisa histórica sobre a embalagem brasileira", explica Mestriner.


O livro aborda a evolução das indústrias de embalagem e apresenta todos os seus segmentos como madeira, vidro, papel, alumínio, aço, plásticos rígidos e flexíveis e papelão ondulado, entre outros, além de enfatizar o trabalho de indústrias que contribuíram para o desenvolvimento tecnológico do setor. Um capítulo é dedicado à reciclagem de todos os materiais e outro que vai revelar artistas famosos que trabalharam com embalagem como Lygia Pape, Aldemir Martins, Ruben Martins, Aloísio Magalhães e Alexandre Wollner.


Também há destaque para as grandes multinacionais que contribuíram para a construção da embalagem brasileira, como Unilever, Nestlé, Johnson & Johnson, Avon, Colgate Palmolive, entre outras empresas. A obra traz, ainda, uma coleção de cases sobre embalagens centenárias de produtos que, até hoje, fazem parte da vida dos consumidores, como o bombom Sonho de Valsa, a Cera Parquetina, o sabão em pó Omo, o absorvente Modess, as Pastilhas Valda, a Colônia Seiva de Alfazema, Nescafé, e muitos outros.


Informações sobre como adquirir o livro pelo telefone (11) 3082-9722 (r. 212) ou através do e-mail [email protected].

Comentários