Museu Hipólito apresenta "Memória Visual de Porto Alegre"

Projeto conta com banco de imagens que revela as transformações da cidade

O Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa, vinculado à Secretaria de Estado da Cultura, inaugura em 9 de outubro a exposição Memória Visual de Porto Alegre e as Transformações da Cidade. Na ocasião, serão lançados ainda o livro homônimo e o Banco de Imagens do município. O projeto consiste em compor um banco de dados sobre Porto Alegre, cuja coleção constitui-se em fotografias e negativos, álbuns impressos e cartões-postais, do período de 1880 a 1960. Os documentos estão recebendo tratamento técnico para garantir sua legitimidade. 


A exposição possuirá dois diferentes momentos: a interação - através de uma visita guiada pelo interior de uma câmera fotográfica gigante - e o visual - em que poderão ser apreciados diferentes tipos de registros fotográficos, em diferentes tamanhos. O livro reúne várias linguagens fotográficas, em especial das décadas de 1950 e 1960, presentes no acervo, oferecendo importantes subsídios a pesquisas históricas e documentais. A organização é da coordenadora do setor de Fotografia do museu, Denise Stumvoll, e da historiadora, Naida Menezes.


A abertura da mostra será às 19h, no Museu Hipólito (Rua dos Andradas, 959 - Centro). O projeto, que permitirá uma série de ações educacionais, sendo aberto, inclusive, à visitação por escolas, tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e a exposição conta com o apoio-máster da BrasilTelecom. Mais informações pelo telefone (51) 3224-4584 ou através do e-mail [email protected].

Comentários