Palácio Piratini abre as portas para visita cultural

Atividade faz parte da programação do centenário de Aldo Locatelli

A Secretaria de Cultura de Porto Alegre elaborou uma programação especial em comemoração ao centenário do nascimento do pintor italiano Aldo Locatelli. No Estado desde 1948, o artista teve grande influência na consolidação da Escola de Belas Artes de Pelotas, bem como nas salas de aula do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), onde foi convidado para ser professor em 1951.
No próximo dia 18, às 9h30, o professor do Instituto de Artes da UFRGS Paulo Gomes irá conduzir um passeio pelo interior do Palácio Piratini, onde se encontram obras de Locatelli. As peças retratam a história do Rio Grande do Sul e da Lenda Negrinho do Pastoreio.
Além das obras que se encontram no Palácio, seu trabalho também pode ser conferido no terminal 2 do Aeroporto Salgado Filho; na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs); e nos prédios do Instituto de Artes e da Reitoria da Ufrgs. É reconhecido no meio artístico pela pintura de cavalete e pela técnica de pintura mural.
Interessados em participar da visita guiada podem realizar inscrições pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3289-8292.
Confira a programação
18/07 - Visita monitorada ao Palácio Piratini, às 9h30.
25/07 - Seminário Locatelli 100, na Pinacoteca Ruben Berta (Rua Duque de Caxias, 973), às 10h.
08/08- Circuito às obras de Locatelli em vários locais de Porto Alegre, às 9h30.
22/08 - Visita à Igreja São Pelegrino, em Caxias do Sul, às 8h
Até 11/09 - Exposição Expressão Pura - Locatelli e Seus Discípulos, na Pinacoteca Ruben Berta (rua Duque de Caxias, 973), de segunda a sexta, das 9h às 18h.

Comentários