Palestra detalhará a história do plágio

Jornalista falará sobre coincidências e curiosidades nas artes, na ciência, nos sites

Há episódios e frases e situações que parecem plágio mas, na verdade, não passam de coincidências. Este é o ponto de vista que o jornalista Antônio Goulart defenderá quando apresentar a palestra "Plágio e Coincidência", programada pela Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul dentro do evento "Encontro com Escritores", marcado para esta terça-feira, 28. Goulart vai falar sobre o plágio no passado e no presente, nas artes em geral, na ciência, na internet, nas escolas secundárias, no mundo acadêmico, nos sites jornalísticos e nas traduções. Também abordará aspectos sobre o plágio inconsciente e "inocente", sobre inúmeras curiosidades e exemplos de coincidências.
"Pretendo abordar algumas variantes e nuanças de uma questão que vem desde a origem da literatura e que hoje abrange muitas outras áreas", explicou Goulart ao detalhar o conteúdo da palestra para Coletiva.net. "Sabiam que Shakespeare, Picasso e Saramago foram acusados de plagiários? O plágio é um assunto muito sério: recentemente, chegou a derrubar um ministo na Europa", ele explicou. E garantiu: "Vou fazer uma abordagem ampla, ilustrativa, com mais amenidades do que profundidade maçante".
O evento está marcado para as 17h, no Salão Bege da Academia Literária Feminina, na Rua Sarmento Leite, 933, em Porto Alegre. Após, haverá coquetel de confraternização. O ingresso é gratuito.

Comentários