Patrimônio cultural será abordado em debate

Evento tratará de temas como preservação e desenvolvimento local, inventário e tombamento

A segunda edição do Encontro Patrimônio Cultural e Desenvolvimento, marcado para o período de 14 a 16 de agosto, abordará temas como preservação e desenvolvimento local, inventário e tombamento. O evento será realizado no auditório da sede do Ministério Público Estadual, em Porto Alegre, e será norteado pela pergunta 'Como preservar o patrimônio cultural e, ao mesmo tempo, alcançar o desenvolvimento?'. O objetivo do encontro é buscar respostas para essa indagação a partir de soluções criativas, encontradas em vários estados brasileiros, inclusive no Rio Grande do Sul.
Em uma iniciativa da Oscip Defender, o evento irá apresentar e debater casos concretos de preservação aliados ao desenvolvimento econômico e social em várias comunidades brasileiras, além de ações promovidas pela sociedade civil e pelo Poder Público. "Em que pese a tutela garantida pela legislação, o patrimônio cultural brasileiro, símbolo da identidade do país, sofre a toda hora incompreensões, provocações e desafios que resultam em graves situações de risco", alerta Telmo Padilha César, presidente da Defender. Segundo ele, ainda há muito a ser feito em pesquisa, preservação e informação. O patrimônio cultural, segundo Padilha, é um grande universo, mas, "caso não seja preservado, acabará apagando grande parte da história e da memória das comunidades".
O encontro conta com apoio da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, da Caixa Econômica Federal e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Tem ainda a parceria da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) e do Ministério Público do Rio Grande do Sul.
As inscrições podem ser feitas até 13 de agosto, por meio do site da Defender ( www.defender.org.br). Os participantes receberão certificado mediante um mínimo de 75% de presença.

Comentários