Patrono da Feira do Livro de Porto Alegre será anunciado nesta terça

Concorrem ao título Carlos Urbim, Juremir Machado da Silva, Charles Kiefer, Jane Tutikian e José Clemente Pozenato

A Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) anuncia nesta terça-feira, 16, em coletiva de imprensa, o nome do patrono da 54ª Feira do Livro de Porto Alegre. Concorrem ao título os jornalistas Carlos Urbim e Juremir Machado da Silva e os escritores Charles Kiefer, Jane Tutikian e José Clemente Pozenato. Um colégio eleitoral, formado por 252 pessoas entre associados da CRL ex-patronos, reitores de universidades, diretores de faculdades, titulares de entidades culturais e associativas ligadas à área do livro, votou em três dentre os cinco indicados. O anúncio será feito às 8h30, em café da manhã para a imprensa e convidados, no Bistrô do Margs. Interessados devem confirmar pelo e-mail [email protected], pelos fones 51 9806-4427 (Carla), ou (51) 9231-1985 (Flávia Moraes).


Consagrada nacionalmente e já considerada uma instituição da capital gaúcha na promoção e fomento do livro, da literatura e da cultura gaúcha, a Feira do Livro de Porto Alegre vai ocorrer entre os dias 31 de outubro e 16 de novembro, na Praça da Alfândega. O posto de patrono, tradição que teve início na 11ª edição do evento, no ano de 1965, é uma forma de homenagear um autor gaúcho ou atuante no Rio Grande do Sul. A importância do conjunto de obra e a representatividade no meio intelectual e na sociedade em geral são os principais critérios levados em conta na indicação dos candidatos. O patrono atua, durante a Feira, como um divulgador das letras e da cultura do Estado.


Os dez últimos patronos foram Antônio Hohlfeldt (2007); Alcy Cheuiche (2006); Frei Rovílio Costa (2005); Donaldo Schüler (2004); Walter Galvani (2003); Ruy Carlos Ostermann (2002); Armindo Trevisan (2001); Barbosa Lessa (2000); Décio Freitas (1999) e Patrícia Bins (1998). "Ser patrono da Feira do Livro é, efetivamente, uma experiência única, não apenas porque ela é irrepetível, quanto à maneira pela qual o publico em geral reage à Feira é uma coisa muito especial. De modo geral, as pessoas assumem e se identificam com a Feira do Livro e, não podendo conversar diretamente com os seus responsáveis - a direção da Câmara Rio-Grandense do Livro - nem com a Feira em si, terminam por transformar o patrono numa espécie de personalização da Feira", afirmou Hohlfeldt em depoimento para o site da 53ª Feira do Livro.


A KCS Projetos em Comunicação, que em abril do ano passado conquistou a conta da CRL, é a empresa responsável pela assessoria de comunicação do evento. Desde 2006, a agência responde pela assessoria de imprensa e pelas publicações da Feira do Livro. Já a responsável pela criação das peças publicitárias é a Matriz, que voltou a atender à entidade no ano passado. A agência já havia trabalhado em 2001 para a CRL, quando criou a campanha "Você é o que você Lê", uma das mais premiadas da Feira do Livro de Porto Alegre.

Comentários