Projeto colaborativo de livro ganha forma

Descendo da Nuvem, de Léo Iolovitch, será lançado no próximo sábado

Um livro que nasce com cerca de 47 mil leituras e trilha sonora indicada. O projeto virtual criado pelo advogado Léo Iolovitch toma forma gráfica e se transforma no livro de crônicas Descendo da Nuvem, com 60 textos e mais de 500 prólogos feitos pelos leitores. A ideia surgiu com a criação do projeto aberto www.olivronanuvem.com, um espaço de colaboração virtual que permitia a interação entre autor e seus seguidores. Na medida em que escrevia as crônicas, Iolovitch submetia o texto para apreciação do público.
Descendo da Nuvem tem produção da Paixão Editores, sob o selo Paixão por Livros. Foi mantido o anonimato das centenas de coautores de suas histórias. O prefácio formal tem assinatura do professor e escritor Sergius Gonzaga. "É na extraordinária força expressiva dos velhos mestres que parecem residir os modelos de escrita de Iolovitch, desde a linguagem rápida e precisa, o tom de conversa falsamente banal, até as maneiras de observar o mundo concreto para nele buscar o insólito, o comovente e o risível", ressalta Sergius, que o compara a escritores como Nelson Rodrigues, Fernando Sabino, entre outros.
O lançamento do livro segue seu conceito colaborativo. Será realizado um encontro sem sessão de autógrafos, produzido pela editora para que autor e leitores confraternizem no sábado, 27 de junho, das 10h30 às 14h30, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Margs). Aqueles que participaram na construção da obra estão sendo contatados e terão seus livros já autografados e à disposição no encontro. O impresso está à venda no site da editora ( www.paixaoeditores.com), por R$ 32, sem cobrança de frete e entregues com o autógrafo do autor. Após o lançamento, o livro também estará nas principais livrarias de Porto Alegre.
Sobre o autor:
Léo Iolovitch é advogado, sócio do Escritório Brossard, Iolovitch Advogados Associados, e se define como "um advogado que gosta de escrever". Em 1995 lançou o livro O Sapato do Pirata, coletânea de textos de humor, com edição esgotada. Antes de atuar exclusivamente com Direito, Léo Iolovitch desenvolveu textos de publicidade, produziu programa de TV, dirigiu emissora de rádio, atuou no Ministério da Justiça em Brasília e foi diretor executivo da Fiergs, entre outras atividades.

Comentários