Pronto o primeiro livro escrito por internautas

Com a participação de 173 colaboradores, história começou com um texto de Scliar

O "Livro de Todos", obra literária coletiva idealizada pela agência DM9DDB e escrita na internet com a participação da comunidade on line, acaba de ser concluído. No total, recebeu 362 colaborações de 173 participantes, que ajudaram a desenvolver a história iniciada pelo escritor gaúcho Moacyr Scliar, tornando-se o primeiro livro escrito pela internet com a ajuda dos internautas. Durante o mês em que esteve no ar - de 16 de maio a 16 de junho, o site www.livrodetodos.com.br recebeu mais de 14 mil visitas. A obra parte agora para a finalização e será lançada durante a 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontecerá de 14 a 24 de agosto.


A iniciativa faz parte da campanha criada pela DM9DDB para promover a Bienal. "Nossa idéia foi desenvolver uma proposta inédita e interativa que, por meio do conceito colaborativo, não apenas reforçasse o hábito da leitura como, também, o de escrever e produzir literatura", disse Sérgio Valente, presidente da agência, que completou: "A escolha da internet como veículo se explica tanto pelo seu caráter democrático, como também porque é onde o jovem está. Queremos atrair o público jovem e mostrar que a leitura na internet e a leitura de livros não são excludentes, muito ao contrário. O computador não é inimigo do livro: ele pode, sim, ser usado para colocar o livro na vida do jovem".


O projeto foi lançado em maio na sede da DM9DDB, com a presença de Scliar, responsável tanto pela apresentação do Livro de Todos quanto pelo início da história. Membro da Academia Brasileira de Letras e vencedor do Prêmio Jabuti em várias edições, o autor de 80 livros se mostrou entusiasmado com o projeto, que une internet e livro. A sistemática foi bastante simples. Na internet, cada autor participante continuava a história a partir da última atualização, mediante cadastramento prévio e aceitação do regulamento. Os textos recebidos ao longo do dia eram avaliados, selecionados e editados por uma comissão editorial, passando a integrar a obra no dia seguinte, quando, então, o website voltava a ficar disponível para novas contribuições.

Comentários