RodaCineRGE percorre 14 cidades gaúchas em julho

Projeto continua na estrada e prorrogou período de inscrições

O RodaCineRGE continua na estrada e visita 14 cidades do Rio Grande do Sul em julho. No Interior , o furgão do projeto irá percorrer Barão de Cotegipe (14/07), Faxinalzinho (15), Planalto (16), Alpestre (17), Engenho Velho (19), Barra Funda (21) e Palmeira das Missões (22). Já a unidade móvel do RodaCineRGE Metropolitano, que atende a cidades distantes até duzentos quilômetros da Capital, visita São Lourenço do Sul (17), Porto Alegre (19), Riozinho (22), Palmares do Sul (23), Rolante (24), Itati (25) e Sentinela do Sul (30/07). As inscrições para municípios e entidades que queiram receber a o projeto permanecem abertas.


Nesta temporada, integram a programação os curtas-metragens "Aquarela", de André Koogan Breitman e Andrés Lieban; "As coisas que moram nas coisas", de Bel Bechara e Sandro Serpa; "O sanduíche", de Jorge Furtado; e "Rolex de Ouro", de Beto Rodrigues. Os longas selecionados são "Brichos", de André Munhoz, "O amigo invisível", de Maria Letícia; "Meu Tio Matou um Cara", de Jorge Furtado; e o documentário "Do Luto à Luta", de Evaldo Mocarzel. 


Os municípios gaúchos interessados em receber o projeto de cinema itinerante devem entrar em contato com o Instituto Estadual de Cinema. O pedido deve ser feito por e-mail ([email protected]), fax, carta (Av. Borges de Medeiros, 1501 21º andar - Ala Norte 90110- 008 - Porto Alegre-RS) ou por telefone (51- 3286.8100 ou 51- 3286.1900). O guia de produção bem como o pedido de exibição podem ser encontrados no site do RodaCine (www.rodacine.org.br). 


O RodaCineRGE conta com duas unidades móveis equipadas com projetores digitais e 35mm, tela e sistema de som. Em funcionamento desde o ano passado, o furgão do RodaCineRGE Metropolitano atende à capital e a municípios distantes até 200km de Porto Alegre. O outro veículo se descola para o restante das cidades do interior do Rio Grande do Sul, o RodaCineRGE Regional. Desde 2001, os dois furgões já percorreram mais de 320 cidades gaúchas, totalizando um público de 394 mil espectadores em mais de 860 sessões. 


O projeto é promovido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul através da Secretaria Estadual da Cultura e é realizado pelo Iecine (Instituto Estadual de Cinema) e pela Fundacine (Fundação Cinema RS). Conta com o patrocínio da RGE (Rio Grande Energia) e da Pepsi através da Lei de Incentivo à Cultura do RS e da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura - Brasil, um País para Todos.

Comentários