Sobem 2,26% vendas na Feira do Livro

Presidente da Câmara Riograndense comemora o desempenho em vendas, registrado no ano em que o número de expositores caiu

A 59ª Feira do Livro de Porto Alegre registrou um incremento de 2,26% em vendas, em relação ao ano passado. Durante o evento, que se encerrou neste domingo, 17, foram comercializados 420.384 exemplares. O desempenho é 2,26% superior à edição de 2012, quando foram vendidos 411.056 exemplares. No comparativo entre os dois anos, a diferença foi de 9.328 livros. Conforme estimativas da Brigada Militar (BM), cerca de 1,450 milhão de pessoas visitaram a feira em 17 dias de evento.
Os números foram divulgados em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira, 18. Ao anunciar os resultados, o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), Osvaldo Santucci Júnior, destacou que o aumento de vendas se torna ainda mais significativo quando se considera que, neste ano, o número de expositores caiu de 146 para 124. A redução foi uma consequência da perda de espaço pela feira, devido às obras no Cais do Porto. Com isso, as atividades tiveram de ser concentradas, basicamente, na Praça da Alfândega. "Tínhamos receio pela diminuição da área utilizada, mas os resultados se mostraram além das nossas expectativas", afirmou Santucci.
Neste ano, não foi realizado o levantamento dos títulos mais vendidos. A decisão foi tomada, em parte, para deixar que a escolha dos leitores fluísse mais livremente, sem a influência que esse tipo de pesquisa normalmente acarreta. Livreiros, no entanto, indicaram que houve maior procura por histórias em quadrinhos e pelo gênero de terror.
A edição deste ano da feira recebeu 643 sessões de autógrafos. A programação para adultos teve 20 sessões de cinema, 30 atrações artísticas, 37 oficinas e 158 encontros relacionados à literatura. Na área infantil, foram promovidas 416 atividades. A Feira do Livro deste ano foi financiada em 40% por leis de incentivo fiscal (LIC e Lei Rouanet). Os 60% restantes foram custeados pelos associados da Câmara Rio-Grandense do Livro, em conjunto com parceiros e apoiadores.

Comentários