Apdesign convoca profissionais para assembleia

Objetivo do encontro é a fundação de um sindicato para a categoria

A Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul (Apdesign) convoca as empresas de design do Estado para participarem da Assembleia de fundação do Sindicato das Empresas de Design - Sindesign/RS, que ocorre no dia 11 de março. Na ocasião, serão eleitos os diretores da entidade, além de discutido e aprovado o estatuto. O encontro está marcado para às 13h, na sede da Fecomércio (Av. Alberto Bins, 665 - andar térreo).
A organização do encontro é de Mauro Martin, presidente da Apdesign e José Antônio Verdi, presidente da comissão de fundação da entidade. "Sentimos a necessidade de fundar o sindicato, porque ainda não há uma entidade com legitimidade para representar os direitos da categoria no país", informou Verdi a Coletiva.net.
Ele explicou, ainda, que o objetivo inicial será pleitear, junto ao governo federal, uma normatização fiscal e tributária para as empresas de design. "A legislação ainda é confusa quanto ao enquadramento das atividades de um designer", ressaltou, referindo-se ao fato de algumas empresas estarem regulamentadas pelo Simples e outras não. Outra meta será a realização de um senso no Estado para mapear o número de profissionais atuantes.
As empresas presentes serão nomeadas sócias fundadoras do Sindesign/RS, devendo para isto apresentar cópia do Contrato Social ou declaração de Empresário Individual e cópia do CNPJ. Interessados em participar devem confirmar presença até sexta-feira, 26, pelo telefone (51) 3019-2992 ou no e-mail [email protected]. Até o momento, 15 escritórios de design confirmaram presença. Conforme Verdi, o objetivo é reunir pelo menos 20 empresas para a fundação do sindicato e definição do estatuto, para posterior validação junto ao Ministério do Trabalho.
Na assembleia, será recolhido, a título de doação para fundação da entidade sindical, o valor de R$ 132,00 por empresa presente para custear as taxas e despesas da abertura.
A Apdesign também pretende propor a fundação de sindicatos em estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.  

Comentários