Coletiva de imprensa terá protesto contra a não-regulamentação da profissão de designer

Apdesign quer mobilizar a opinião pública para sensibilizar a Câmara

A Apdesign (Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul), em conjunto com Feevale, ESPM, UCS, Ulbra, Unijuí e UniRitter, vai promover uma Coletiva de Imprensa no dia 20 de junho, às 8h30min, no auditório do Edifício Madison (R. Mostardeiro, 800). O objetivo é expor os acontecimentos referentes à tramitação do projeto de lei 2621/2003, que regulamenta a profissão de designer/desenhista industrial. O projeto recebeu parecer contrário à aprovação por parte da relatora, a deputada Iara Bernardi, na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados.


A iniciativa é uma das ações da Apdesign na mobilização de designers, estudantes, instituições de ensino e entidades empresariais e de classe para sensibilizar a Câmara dos Deputados. A entidade ainda quer apoio de toda opinião pública, para conseguir a aprovação do projeto e da regulamentação da classe profissional. O parecer desfavorável também levou a Apdesign a redigir uma carta dirigida aos deputados da Comissão de Educação e Cultura, com o objetivo de solicitar a apreciação dos mesmos aos argumentos para a aprovação do referido projeto. A mesma carta foi enviada a dezenas de entidades empresariais, de classe, instituições de ensino e órgãos do governo, junto a um pedido de apoio.


Os veículos de comunicação interessados em participar da Coletiva devem confirmar presença até o dia 17 de junho, com Fernanda Vier, pelo fone 3019-2992 ou e-mail [email protected].

Comentários