Pixel Show reuniu 600 participantes

Conferência Nacional de Design aconteceu no último fim de semana na Usina do Gasômetro

Porto Alegre abrigou, no último fim de semana, a Conferência Nacional de Design, Pixel Show. Um público de 600 pessoas entre estudantes e profissionais de Porto Alegre, interior do Estado, Santa Catarina e Paraná lotou as salas da Usina do Gasômetro para prestigiar os dois dias de evento.
Entre as temáticas debatidas estavam as diversas formas do design, desde o som e animação ao design impresso em diversas superfícies, como um móvel.O evento recebeu palestrantes como Jorge Restrepo, designer gráfico da Colômbia; Pulpo, designer de games da Argentina. Entre os palestrantes brasileiros marcaram presença no evento o sound designer Marcelo Baldin, da empresa Combustion, o quadrinista Rafael Grampá, o moderador 3D Diego Maia, a ilustradora e estilista Catarina Gushiken e Fabiano Meneghetti, designer do site Abduzeedo.
Além das palestras, o público pôde conferir uma feira interativa de arte e tecnologia. Os visitantes eram convidados a desenhar, pintar e customizar os objetos. Foram dispostos chinelos, camisetas, painéis, post its, entre outros itens, para estimular a criatividade dos presentes.
Um dos assuntos mais abordados nas palestras foi a busca dos artistas por um trabalho mais autoral, onde seria possível deixar a criatividade e as técnicas de arte menos comerciais, levando em conta seu gosto pessoal. A palestrante Catarina Gushiken salientou a importância de cada artista ter um banco de referências pessoais, que vão desde cinema e música a coisas do dia a dia. O designer Respreto contou que mantém uma vasta coleção de fitas cassetes, envelopes, entre outras coisas, tudo para buscar inspiração em seus trabalhos.Para Catarina, o importante para quem está começando é encontrar uma identidade dentro das suas referências pessoais e não se basear no que os outros estão fazendo.
O evento teve coordenação e organização da casa de comunicação Maria Cultura. Cerca de 10 mil pessoas visitaram as feiras.
Imagem

Comentários