Primeiro evento de Design Inclusivo é da ESPM-Sul

"Ponto Cego" terá formato de palestras e workshops

Realizado pela primeira vez no Rio Grande do Sul, o evento voltado a Design Inclusivo é uma iniciativa da ESPM-Sul. Chamado de 'Ponto Cego', o encontro será realizado no formato de palestras e workshops e está marcado para 16 de agosto das 8h às 17h30. O evento foi idealizado pelo grupo do Design Social que integra o Nuve-RSA (Núcleo de Voluntariado Estudantil em Responsabilidade Socioambiental) da instituição. O grupo é formado por alunos e tem coordenação dos professores Richard John, Liliane Basso e Leandra Saldanha, com acompanhamento da diretora do curso de Design, Carol Bustos.
De acordo com os organizadores do projeto, o objetivo é apresentar diferentes pontos de vista sobre uma realidade que ainda não é percebida pela maioria das pessoas. Segundo eles, "é um abrir de olhos para a necessidade de mudança de atitude frente à discriminação e inclusão social de todas as pessoas". 'Ponto Cego' terá como foco o desenvolvimento de serviços ou produtos inovadores na área do design inclusivo. Durante o turno da manhã, cinco palestrantes abordarão o tema por meio de seus conhecimentos, experiências e atividades. No período da tarde, serão propostos exercícios em workshops
Com a utilização de cases reais e o auxílio de profissionais, a ideia é uma imersão no design inclusivo. Divididos em grupos, os participantes serão incentivados a solucionar problemas de acessibilidades focando em deficiências específicas e em um ambiente de uso comum.
As inscrições, que são limitadas, estão abertas ao público em geral, estudantes de Design, professores e interessados no tema e podem ser feitas pelo site www.pontocego.espm.br. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (51) 3218-1400 ou pelo email [email protected].

Comentários