Seminário apresenta um panorama do design

‘O código da visualidade Brasil/ América Latina’ traz a Porto Alegre nomes de destaque no setor

Nos próximos dias 21, 22 e 23, acontece em Porto Alegre o seminário ?O código da visualidade - Brasil/ América Latina?. Atividade paralela à exposição "Somos - A criação popular brasileira", em cartaz até o próximo dia 10, o evento é promovido pelo Grupo Santander (Cultural e Banespa). Segundo a curadora Adélia Borges, o título da mostra está diretamente relacionado à questão da identidade: quem somos, o que queremos, para onde vamos, e a reflexão central é o que se faz ou se pode fazer com essa identidade na contemporaneidade, especialmente no campo do design.



No dia 21, o tema será ?Como nos vemos - nossos espelhos?, onde Adélia Borges apresentará um panorama do design contemporâneo brasileiro enraizado na cultura e tradições do País. A carioca Lélia Coelho Frota abordará a etimologia da palavra design, apresentando trabalhos produzidos no século 20, mas que partiram da fonte popular para gerar um trabalho autoral único. Além disso, o carioca João de Souza Leite, designer e professor, irá falar sobre o pensamento de Aloísio Magalhães, pioneiro no levantamento da questão de que o design brasileiro deveria beber nas águas das origens para se distinguir internacionalmente.



?O que fazemos com nossas heranças? é o assunto central do dia seguinte, 22. Estendo-se para a América Latina, Laura Novik, de Santiago, apresenta um panorama da evolução do design e do artesanato latino-americanos. Já Alejandro Sarmiento, de Buenos Aires, apresentará o recente cenário de criação argentina, além de mostrar o seu trabalho, reconhecido internacionalmente. Rodrigo Bouofleur falará sobre artefatos improvisados e seus aspectos sociais, culturais e ambientais, relacionando com temas como a problemática do lixo, a existência de necessidades específicas da população e a identidade da cultura material brasileira.



No último dia, o tema será ?O DNA brasileiro no mundo?. O designer Nelson Petzold, de Porto Alegre, falará sobre a criação industrial brasileira no mercado internacional e a geração no país de patentes mundiais de invenção. A administradora de empresas Angela Hirata, de São Paulo, apresentará o bem-sucedido caso de inserção das sandálias Havaianas no mercado internacional e o designer de moda Ronaldo Fraga, de Minas Gerais, abordará as fontes culturais de seu trabalho.



O seminário acontece no Santander Culural, a partir das 18h. Outras informações e inscrições através do site www.santandercultural.com.br .



 


Comentários