Acordo permitirá investimento de R$ 45 milhões no Estado

Protocolo de intenções entre o governo estadual e a empresa Camera foi assinado nesta quarta-feira

O Governo do Estado e a empresa Camera - Agricultura, Alimentos e Energia assinaram nesta quarta-feira, 14, protocolo de intenções que viabiliza um investimento de R$ 45 milhões em uma área junto ao porto de Estrela. Com o montante, serão implantadas duas plantas industriais, sendo uma usina de biodiesel e uma fábrica de metilato de sódio, catalisador usado na produção de biodiesel. As obras deverão iniciar em dezembro de 2012 e ser concluídas em setembro de 2013. Com isso, estima-se a geração de 72 empregos diretos, o que fará com que a companhia a supere a marca de 1,8 mil colaboradores em mais de 60 unidades corporativas, operacionais e de negócios, distribuídas pelo interior do Estado.
Na ocasião da assinatura, Tarso ressaltou que o investimento entra em sintonia com os eixos da estratégia de desenvolvimento, uma vez que produção do metilato de sódio vai agregar insumo fundamental à cadeia do biodiesel. Já a localização, às margens do Taquari, revigora o potencial hidroviário do porto de Estrela. "Trata-se da primeira planta da Região Sul e a segunda em operação no Brasil, diminuindo a dependência atual da indústria do biodiesel nacional de metilato importado", explicou Vanoli Kist, diretor presidente da Camera S.A.
De acordo com informações da empresa, a fábrica de metilato de sódio terá produção inicial de 15 mil toneladas por ano, podendo dobrar de capacidade. A unidade contará com tecnologia da multinacional americana DuPont, e a produção será comercializada junto às usinas de biodiesel do sul do Brasil, sobretudo as localizadas no Rio Grande do Sul, que passarão a ter fornecimento local.
Ainda participaram do ato de assinatura o secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), Mauro Knijnik, representantes da Camera, autoridades e políticos ligados ao setor dos biocombustíveis. 

Comentários