Amanhã é o Dia Internacional do Cooperativismo

Tema de comemoração da data é "Empresas cooperativas continuam fortes em tempos de crise"

O Dia Internacional do Cooperativismo será comemorado neste sábado, 6. Para marcar a passagem da data, a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) escolheu o tema 'Empresas cooperativas continuam fortes em tempos de crise'. Conforme a entidade, as cooperativas representam a força da união das pessoas em torno de objetivos comuns. "Elas incentivam o empreendedorismo, criam oportunidades de negócio, asseguram a manutenção de empregos nas comunidades e promovem o crescimento das pessoas e das regiões onde estão presentes", registra a ACI.
De acordo com números da entidade, mais de 1 bilhão de associados no mundo escolheram o sistema cooperativo como meio de organização. A consolidação do modelo foi reconhecida inclusive pela Organização das Nações Unidas (ONU), que, no ano passado, declarou 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas. No Brasil, de acordo com o Relatório 2012 da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), 10,4 milhões de pessoas estavam associadas a uma cooperativa em dezembro de 2012. O número representa um aumento de 4% na comparação com o ano anterior, o que corresponde a aproximadamente 370 mil novos associados.
Ainda de acordo com o relatório, em 2012, o cooperativismo gerou 304 mil empregos diretos, número 2,7% superior ao verificado em 2011, e injetou R$ 8 bilhões na economia nacional, apenas com o pagamento de salários e benefícios ao trabalhador. Os dados da OCB mostram também que o número de cooperativas manteve-se estável nos dois últimos anos: 2012 com 6.587 cooperativas e 2011 com 6.586. As cooperativas atuam em 13 ramos como crédito, agropecuário, transporte, entre outros. Em exportações, o cooperativismo registrou US$ 6 bilhões, sendo 98% da agropecuária.

Comentários