BRDE lança Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional

Solenidade será nesta quarta-feira, junto com painel sobre políticas públicas

Nesta quarta-feira, 27, o BRDE promoverá o lançamento do Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional 2012. A premiação é realizada pelo Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional, com o apoio da Secretaria Estadual de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã(Seplag). A premiação começou em 2009 para estimular o debate e a produção acadêmica sobre o desenvolvimento regional no Brasil. A distinção também visa identificar e dar visibilidade às boas práticas regionais e aos projetos inovadores em execução no País, ampliando a base de discussão e implementação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional. 
Nesta segunda edição, o prêmio homenageará o acadêmico, político, empresário e diplomata Rômulo de Almeida, introdutor da ideia de planejamento e defensor da importância da participação do Estado no desenvolvimento do País. Como homem público, participou, nos anos 1950, da formação da estrutura estatal do Brasil contemporâneo para a expansão da economia brasileira e para a redução das desigualdades regionais. Nesta época, foram criadas instituições como Petrobras, Eletrobrás, Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Rômulo de Almeida e Celso Furtado são considerados responsáveis pelo reconhecimento da importância social, política e da questão regional brasileira.
Durante o evento de divulgação do prêmio, entre 14h30 e 17h30, haverá também o painel "Políticas Públicas para Redução das Desigualdades Regionais", no auditório do 14º andar do BRDE (Rua Uruguai, 155). O encontro contará com a presença do secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração, Sérgio de Castro, do vice-presidente do BRDE, Carlos Henrique Horn, do diretor de Participação Cidadã da Seplag, Davi Schmidt, e do professor do Departamento de Ciências Econômicas da Ufrgs, Pedro Bandeira.
O regulamento do prêmio estará disponível no endereço eletrônico www.integracao.gov.br/premio. As inscrições poderão ser realizadas até 31 de julho de 2012, pela internet ou via postal, nos termos definidos no regulamento.

Comentários