BRDE será instituição financeira do Fundo do Audiovisual

Contrato que autoriza repasse de recursos ao banco será assinado nesta segunda-feira

A partir desta segunda-feira, 14, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) passa a ser a instituição financeira oficial do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). O contrato envolve ainda a Agência Nacional de Cinema (Ancine) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e será assinado às 11h, no Palácio Piratini. O documento autoriza o repasse de até R$ 500 milhões ao BRDE para a contratação de projetos de produção e distribuição de obras audiovisuais para cinema e televisão em todo o País. 
O evento contará com a presença do governador do Estado, Tarso Genro; do diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel; do secretário executivo do Ministério da Cultura, Vitor Ortiz; e dos diretores do BRDE e de representantes do BNDES. Na cerimônia, também será assinado um protocolo de cooperação entre a agência nacional e o banco regional para elaboração do Programa de Desenvolvimento do Audiovisual para a Região Sul.
Lançado em dezembro de 2008, o Fundo Setorial do Audiovisual é um instrumento de fomento à indústria audiovisual no Brasil, que contribui para a organização do mercado. As linhas de ação voltadas à produção, distribuição e comercialização de obras para cinema já contemplaram filmes como O Tempo e o Vento, Chico Xavier, De Pernas Pro Ar e Cilada.com. Nos editais dedicados à produção para TV foram contemplados, entre outros, projetos como a animação Meu Amigãozão e a série jovem Julie e os Fantasmas.

Comentários