Com período de chuvas, Procon alerta sobre ressarcimento de danos

Equipamentos eletroeletrônicos podem apresentar falhas

Devido às fortes chuvas registradas nos últimos dias na Capital, equipamentos eletroeletrônicos podem apresentar danos provocados por falhas no sistema de fornecimento de energia elétrica da cidade. O diretor executivo do Procon Porto Alegre, Cauê Vieira, esclarece que a responsabilidade pela reparação dos equipamentos é da concessionária, que deve consertar, substituir ou ressarcir os aparelhos.
Diz a norma que o cliente tem 90 dias para comunicar o estrago. Esta última tem 10 dias corridos para vistoria do eletrodoméstico. "Se os equipamentos danificados são utilizados para a conservação de medicamentos ou alimentos perecíveis, o prazo para a inspeção é de apenas um dia útil, a contar da data do pedido de ressarcimento", enfatiza Vieira.
Depois de realizada a inspeção, a concessionária tem 15 dias corridos para informar ao consumidor se aceita ou não o pedido de ressarcimento. Se for comprovada a avaria decorrente de problemas na rede de energia elétrica, os clientes poderão ser indenizados em dinheiro, por substituição do aparelho danificado ou por conserto do mesmo. Após aceitar o pedido do consumidor, a empresa tem 20 dias corridos para efetuar o ressarcimento.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3289.1774.

Comentários