Evento aproxima delegacia para turistas e segmento de mercado

Atividades do órgão foram relatadas em reunião do Fórum de Governança Local do Turismo

A Delegacia de Polícia para o Turista (DPTur), instalada no Aeroporto Internacional Salgado Filho, esteve no centro das discussões em reunião do Fórum de Governança Local do Turismo de Porto Alegre. Realizado nesta terça-feira, 11, no auditório da Secretaria Municipal de Turismo, este foi o último encontro do órgão no ano.Titular da Dptur, a delegada Camila Franco De Fáveri apresentou a estrutura da delegacia e seu funcionamento, dentro e fora do espaço aeroportuário.
Desde a inauguração em espaço mais amplo na área de desembarque do Salgado Filho, a DPTur atendeu a mais de 3,4 mil ocorrências, sendo os casos de perda de documento os mais frequentes, segundo Camila. Na área criminal, lideram a lista os furtos de malas, bolsas e aparelhos eletrônicos. "É comum o turista se distrair em um lugar que não conhece, e isso facilita este tipo de ocorrência", comentou. Dentro do espaço do aeroporto, a delegada destacou a queda de 51% nos casos de furto.
Considerada a primeira obra da Copa de 2014 a ficar pronta no Estado, a DPTur opera com 13 policiais fluentes nos idiomas inglês, francês, espanhol, alemão e italiano, e que atua em plantão 24 horas. Até o mundial, conforme Camila, a expectativa é duplicar a equipe e criar postos em locais turísticos que serão centros de treinamento de seleções.
Durante a reunião, também foi apresentado um balanço das atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Turismo neste ano. Com recursos do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), do Ministério do Turismo, seis projetos estão em andamento na Capital, envolvendo um investimento R$ 4,8 milhões. Com o selo Copa 2014, R$ 8,5 milhões em verbas federais serão destinadas à implantação da Casa Mercosul do Turista, à remodelagem do Centro de Informação Turística (CIT) no Mercado Público e à criação de uma unidade móvel do serviço, instalação de pórticos de boas vindas nas entradas da cidade, instalação de sinalização turística em mais bairros da cidade e de rotas de acessibilidade em pontos turísticos.

Comentários