Evento gratuito aborda gestão de finanças pessoais

Palestra é realizado pelo Sebrae, Banco Central do Brasil e Sicredi

"Gestão de Finanças Pessoais" é o tema da palestra a ser realizada nesta quinta-feira, 12, pelo Sebrae/RS, em parceria com o Bando Central (Bacen) e Sicredi. O evento ocorre a partir das 9h30, na sede do Bacen (Rua Sete de setembro, 586 - Centro), e vai abordar questões como a diferença entre necessidades e desejos, juros e orçamento. A atividade é gratuita e integra a 2ª Semana Nacional de Educação Financeira, que acontece de 9 a 15 de março.
O público-alvo é composto por potenciais empreendedores, empresários e microempreendedores individuais (MEI). Conforme o técnico da Gerência Setorial do Comércio e Serviços do Sebrae/RS, Augusto Martinenco, a ideia é potencializar informações sobre o tema de gestão financeira pessoal. "Entendemos que é um fator importante porque impacta diretamente nos negócios. Vai auxiliar o empresário a se conhecer e levar isso para o trabalho", afirma.
A semana tem o objetivo de divulgar a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), política pública federal lançada em 2010. Para o analista do Banco Central em Porto Alegre, Vilmar José Maioli,"a iniciativa irá fortalecer a educação como um todo. "Queremos que o participante possa avaliar todos os aspectos com mais clareza, e assim poder planejar, com base nas suas necessidades, levando em conta também a taxa de juros no momento do consumo", ressalta.
Para o diretor de relacionamento do Sicredi, Gilson Heidrich, a palestra converge com o objetivo das três entidades. "Queremos que as pessoas possam ampliar o conhecimento sobre o tema e que saibam aplicar na sua realidade, e dessa forma, estaremos ajudando a gerar bons negócios". Heidrich aponta que, em se tratando de linhas de crédito, a orientação dos consultores é sempre observar o tipo de necessidade de quem a solicita. "Temos que verificar se é para curto prazo, se será direcionada para capital de giro, e assim indicar a melhor possibilidade. Precisamos orientá-lo para que nada possa gerar impactos negativos no futuro", finaliza.
As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pela Central de Relacionamento, no telefone 0800.570.0800.

Comentários