Gaúchos querem consumir menos, diz pesquisa

Fecomércio aponta que Rio Grande do Sul esteve menos otimista em maio

A pesquisa de maio de Intenção de Consumo das Famílias gaúchas (ICF-RS) apontou uma queda de 1,1% na comparação com o mês anterior, alcançando 122,4 pontos. Conforme o levantamento da Fecomércio, o Rio Grande do Sul esteve menos otimista, mas se manteve acima do mesmo período do ano passado, registrando crescimento de 8,5% em relação a maio de 2011. Para a entidade, os indicadores não apresentaram um movimento homogêneo de expansão ou retração, porém, existiram alguns acréscimos significativos, principalmente na comparação com maio do ano passado: perspectiva de consumo (+22,9%), momento para duráveis (+20,8%), perspectiva profissional (+16,2%) e emprego atual (+14,4%).
A Fecomércio também registra que os indicadores revelam  que o consumidor gaúcho ainda não assimilou todas as recentes alterações no cenário atual. Zildo De Marchi, presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, acredita que "a diminuição na taxa de juros associada a outras medidas para reduzir o spread tendem a melhorar o acesso ao crédito no próximos meses, estimulando o comércio de bens e serviços no País e, consequentemente, aumentando a confiança do consumidor."
A pesquisa completa está disponível em http://migre.me/9k085 e, para acessar a análise econômica detalhada, o link é http://migre.me/9jZWG.

Comentários