Indicador revela otimismo dos empresários do comércio

"Índice de Confiança" é medido regularmente pela Confederação Nacional do Comércio

Os empresários do setor de comércio estão otimistas a respeito do cenário atual e também das perspectivas futuras. Este é o resultado da apuração do Índice de Confiança do Empresário do Comércio do RS (ICEC-RS), medido pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) e divulgado regionalmente pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS (Fecomércio-RS). Na Capital, o índice ficou em 129,1 no mês de maio, demonstrando ligeira queda em relação a abril (131,1).
A confiança do empresário está associada, prioritariamente, mais à sua visão do próprio negócio do que a do setor e da economia em geral. O pequeno decréscimo apresentado é reflexo das medidas governamentais para desacelerar a economia. Para o presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi, a tendência é de preservação dos índices positivos, ainda que com pequenas reduções. Segundo ele, "as variáveis que influenciam os ganhos no comércio, como crédito, geração de empregos e renda média do trabalhador, continuam em expansão, e o câmbio também está favorável ao consumo das famílias".
O ICEC é medido em todas as capitais brasileiras. Formado por três componentes, considera otimista o índice acima de 100. Em Porto Alegre, foram pesquisados 328 estabelecimentos do comércio varejista.
Para visualizar mais detalhes dos resultados do ICEC-RS de maio, clique no link: http://2006.fecomercio-rs.org.br/ascom/ICEC_maio2011.pdf.

Comentários