Inflação de Porto Alegre tem aceleração de preços

Índice de Preços ao Consumidor Semanal registrou variação de -0,08%, na apuração realizada na primeira semana de setembro

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal de Porto Alegre (IPC-S/Porto Alegre) registrou variação de -0,08%, na apuração realizada na primeira semana de setembro. O resultado foi 0,09 ponto percentual (p.p.) superior ao divulgado na quarta semana de agosto, que foi de -0,17%.
No acompanhamento feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), ficou evidente que seis das sete classes de despesa componentes do índice apresentaram aceleração em suas taxas de variação, entre as quais se destacam os grupos: Alimentação e Habitação, cujas taxas passaram de -1,12% para -0,92%, e de 0,17% para 0,28%, respectivamente.
Conforme destaque do coordenador do escritório do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da FGV em Porto Alegre, Marcio Fernando Mendes da Silva, as pressões acima da variação média foram exercidas pelos grupos Transportes; 0,90%, Despesas Diversas; 0,63%, Habitação; 0,28% e Educação, Leitura e Recreação; 0,12%. Ficaram em nível abaixo da variação média os grupos Saúde e Cuidados Pessoais; -0,17%, Vestuário; -0,19% e Alimentação; -0,92%. 

Comentários