Inteligência artificial é o tema do "Fronteiras Educação"

Evento é dirigido para a geração Z, os adolescentes entre 12 e 18 anos

Fronteiras Educação - Diálogos com a geração Z, módulo educacional do projeto Fronteiras do Pensamento, chega à sua terceira edição nesta terça-feira, 14, às 9h. O professor Jorge Alberto Quillfeldt falará sobre o tema "Inteligência Artificial e o Cérebro no Futuro" aos adolescentes de 12 a 18 anos, estudantes da rede municipal de ensino de Porto Alegre. Como sempre, o debate será mediado pelo escritor Fabrício Carpinejar, no Salão de Atos da Ufrgs.
Físico líder do laboratório de psicobiologia e neurocomputação da Universidade Federal e coordenador do programa de pós-graduação do Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Quillfeldt discutirá temas que foram abordados na conferência do médico e cientista brasileiro Miguel Nicolelis no Fronteiras do Pensamento. Considerado referência mundial na pesquisa da interface entre o cérebro e os computadores (neuropróteses), Nicolelis, lidera um grupo de trinta neurocientistas que emprega ferramentas computacionais, robótica e métodos neurofisiológicos na pesquisa do desenvolvimento de próteses neurais para a reabilitação de pacientes que sofrem de paralisia corporal.
Será distribuído para os presentes o terceiro fascículo do módulo educacional do Fronteiras do Pensamento, o Fronteiras Educação - Diálogos com a geração Z - Inteligência Artificial e o Cérebro no Futuro. Escrito pela jornalista Sonia Montaño, o material tem revisão acadêmica do professor Francisco Marshall e adaptação de linguagem de Juliana Szabluk. O projeto gráfico é assinado pela Editoras Associadas.
Ainda estão previstos mais dois eventos em 2010: "O continente mágico: literatura na América Latina" e "A era da conectividade" serão os temas abordados em outubro e novembro, respectivamente. Ainda há vagas para as escolas que queiram participar das próximas edições mediante inscrição prévia. A entrada é franca e os agendamentos podem ser feitos pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3019 2326.

Comentários