Mesa Brasil Sesc reforça ações com apoio de cooperativas gaúchas

Organizações de apicultores e fruticultores fizeram doações ao programa

O programa Mesa Brasil Sesc no Rio Grande do Sul reforça suas ações de 2015, com o apoio da Cooperativa dos Apicultores e Fruticultores da Zona Sul (CAFSUL) e aa Cooperativa Agropecuária de Sertão Santana. Juntas, as duas entidades estão repassam mensalmente ao programa um total de 25 mil quilos de frutas e verduras, sete mil quilos de arroz e dois mil litros de suco de uva e a expectativa é que as doações continuem.
A parceria foi possibilitada por meio da adesão destas cooperativas ao Programa de Aquisições de Alimentos (PAA), na modalidade "Compra com doação simultânea". O PAA, organizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), auxilia na estruturação da capacidade de produção da agricultura familiar e colabora com o acesso à alimentação adequada e saudável às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.
"As doações são fundamentais para o planejamento da distribuição de alimentos para as mais de 250 entidades sociais cadastradas no Programa Mesa Brasil, além da segurança de receber produtos de ótima qualidade e alto valor nutricional, complementando assim as refeições de todos os beneficiários", explica a gerente do Sesc Comunidade, Roberta de Almeida.
O Mesa Brasil atua na modalidade de colheita urbana, onde suas principais funções são articular parcerias entre empresas doadoras e entidades que necessitam de alimentos, bem como efetuar a seleção, transporte e distribuição dos produtos arrecadados. As doações observam os padrões do PAS (Programa de Alimentos Seguros), seguindo as normas da Vigilância Sanitária. No Rio Grande do Sul, o Mesa Brasil já tem polos de atuação em Porto Alegre e Região Metropolitana, além das regiões de Cachoeira do Sul, Rio Grande, Santa Maria, Erechim, Ijuí, Lajeado, Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul e Estrela, nos Vales do Taquari e Rio Pardo.
Outras informações estão disponíveis no site www.sesc-rs.com.br/mesabrasil.

Comentários