Ocupação da rede hoteleira na Capital teve queda de 3,95%

Secretaria de Turismo apresentou relatório que detalha o movimento do setor em Porto Alegre

A média anual de ocupação da hotelaria de Porto Alegre no último ano foi de 58,76%, o que representa uma queda de 3,95% em relação a 2011. O resultado, na avaliação da Secretaria de Turismo da Capital, a exemplo do que ocorreu no segmento em todo o País, foi influenciado pelos efeitos da retração econômica mundial, pelo baixo crescimento do PIB brasileiro, pela queda de 1,8% no PIB do Estado e ainda pelo crescimento da oferta de unidades habitacionais para hospedagem. Apesar da variação negativa na ocupação média, a procura por hospedagem cresceu em 2,47%. Os dados pertencem ao Boletim Estatístico Municipal do Turismo em Porto Alegre (Bemtur), divulgado nesta terça-feira, 7, pelo secretário Luiz Fernando Moraes.
Ainda de acordo com o relatório, com exceção de fevereiro, os demais meses do ano tiveram picos de ocupação da hotelaria associados aos eventos realizados na cidade. Se considerada isoladamente, a taxa média de ocupação dos hotéis durante os eventos que ocorreram no ano chegou a 61,94%. Novembro, com taxa de ocupação de 67,3%, e outubro, com 61,15%, foram os melhores meses. Ambos foram embalados por uma sequência de eventos entre shows, competições esportivas e congressos científicos. "O setor hoteleiro está diretamente vinculado ao destino, e a atratividade de Porto Alegre é fortemente ligada à quantidade de eventos que ocorrem na cidade", analisa o diretor da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RS), Abdon Barretto Filho.
O boletim mostra ainda o crescimento do número de pessoas que utilizaram os cinco Centros de Informação Turística (CITs). O número de visitantes brasileiros aumentou 69% e o de estrangeiros, 41%. Também chama a atenção no relatório o crescimento na procura pela Linha Turismo, city tour oficial da capital, que transportou 77.039 pessoas, o maior fluxo desde 2003. O número representa um aumento de 56% no fluxo absoluto de passageiros, em relação a 2011.
Sobre o fluxo aéreo, o documento aponta um incremente de 5,4% no número de passageiros recebidos no Aeroporto Internacional Salgado Filho. O total chegou a 8.261.355 pessoas. No setor internacional, foram 654.848 passageiros (8% do total), o maior fluxo desde 2003, 50% superior a 2010 e 15,05% maior que em 2011. No setor doméstico foram 7.606.525 de passageiros, 4,64% a mais que em 2011. 

Comentários