Procon completa seis anos em Porto Alegre

Órgão de serviço de proteção ao consumidor já atendeu a mais de 90 mil pessoas

O Procon Porto Alegre, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Produção, Indústria e Comércio (Smic) e que presta serviços de defesa ao consumidor, completou seis ano. Desde 2008, o órgão vem realizando ações para que a relação entre consumidor e fornecedor seja a mais harmoniosa possível. Nesse período, 93.997 atendimentos foram realizados. Conciliação, fiscalização e punição aos comerciantes que descumprem a lei do consumo são algumas das atividades desenvolvidas.
Além das ações, o Procon tem a disponibilidade do atendimento online, realizado 24 horas por dia, incluindo finais de semana. O serviço é oferecido através do endereço www.portoalegre.rs.gov.br/procon e facilita para o consumidor que não tem condições de se deslocar até uma das sedes do órgão.
Em 2012, o Procon iniciou o Cadastro de Reclamações Fundamentadas. O serviço consiste em uma listagem com empresas denunciadas ou que sofreram reclamações, visando alertar as pessoas sobre o consumo nestes estabelecimentos. No mesmo ano, foram aplicadas multas em operadoras de TV por Assinatura devido ao mau atendimento nos call centers e a operadoras de telefonia celular por insuficiência nos serviços. A ação deu resultados, já que neste ano as reclamações decresceram 18,8%.
No último ano, o Procon disponibilizou nas ruas de Porto Alegre uma unidade móvel, que se desloca por bairros da cidade. Nela, as pessoas podem utilizar os serviços prestados pelo órgão. De acordo com a diretora do Procon Porto Alegre, Flávia do Canto Pereira, muitas pessoas não têm condições financeiras para ir até uma sede do Procon. "Constatamos que grande parte do público que frequenta o Procon provém de comunidades distantes. Este número poderia ser maior, porém os consumidores destes bairros deixam muitas vezes de realizar sua reclamação por não dispor do dinheiro para pagar as passagens de ônibus para chegar ao centro da cidade", diz Flávia.

Comentários