Procon fiscaliza preços nos supermercados da Capital

Quatro empresas apresentaram diferença nos valores apresentados no balcão e no caixa registrador

Na última semana, 12 supermercados da Capital foram vistoriados pelo Procon Porto Alegre quanto ao valor de suas mercadorias. Pelo menos quatro empresas foram autuadas por apresentarem um valor diferente nas prateleiras dos corredores e outro nos caixas registradores. "Havia produtos cobrados nos caixas com preços superiores aos expostos nas prateleiras do supermercado", destaca a diretora executiva do Procon Porto Alegre, Flávia do Canto Pereira. Neste caso, o consumidor tem direito de adquirir o produto pelo menor preço.
Os estabelecimentos autuados tem dez dias para apresentar defesa no Procon e podem receber multa que varia de R$ 586,28 a R$ 8.794.200,00, calculada de acordo com o faturamento da empresa. São eles o Carrefour da avenida Plínio Brasil Milano, nº 2343; o Nacional da rua Wenceslau Escobar, nº 1286 e os dois Gecepel localizados na rua Guilherme Alves, nº 520 e avenida Protásio Alves, nº 8453.
É comum que o processo administrativo aberto pelo Procon contra os supermercados resulte em multa. Desde janeiro até hoje o Procon municipal já fiscalizou 76 supermercados da cidade tendo autuado 14 deles. Os campeões nas autuações foram as redes Wall Mart e Carrefour. Flávia do Canto Pereira anunciou o aumento das operações de fiscalização. "Vamos incrementar as ações para evitar práticas abusivas contra os consumidores."

Comentários