Programa Mesa Brasil faz sucesso no combate ao desperdício

Até novembro de 2011, mais de 2 milhões de toneladas de alimentos foram distribuídas no Estado

O trabalho conjunto de voluntários, parceiros, doadores, imprensa e instituições sociais para o Programa Mesa Brasil Sesc resultou em mais de 2 milhões de toneladas de alimentos distribuídos no Rio Grande do Sul, que beneficiaram mais de 65 mil gaúchos em 2011. Os dados foram apresentados na noite desta quinta-feira, 1, no Encontro da Rede de Solidariedade Mesa Brasil Sesc, em Porto Alegre. Realizado no Sesc Campestre, o evento reuniu representantes da entidade, dos governos municipal e estadual, e representantes das empresas doadoras e receptoras, além de Jornalistas Amigos do Mesa.
No período de janeiro a novembro de 2011, os alimentos arrecadados complementaram 23.751.793 refeições de 65.173 pessoas atendidas por 750 instituições sociais do Estado. Só em Porto Alegre, foram mais de 670 toneladas de alimentos distribuídos, que complementaram 8,5 milhões de refeições. Mais de 34 mil pessoas foram beneficiadas, através de 340 instituições sociais que receberam a doação de 116 empresas da Capital.
"Nosso principal objetivo com este evento é apresentar aos envolvidos no Programa, os ótimos resultados de arrecadação do ano e, principalmente, agradecer a todos os parceiros e colaboradores desta iniciativa", destacou Everton Dalla Vecchia, diretor regional do Sesc/RS. "Somos muito gratos a quem participa desde a arrecadação e da logística de transporte, até a entrega dos alimentos a quem precisa. Importante agradecer aos Jornalistas Amigos do Mesa, pois colaboram na divulgação deste projeto tão importante para a comunidade", finalizou Dalla Vecchia.
 O programa Mesa Brasil, além de arrecadar alimentos e cuidar da logística destas doações, tem como grande diferencial o caráter educativo. Neste ano, quase 17 mil pessoas foram capacitadas pelas 758 ações educativas promovidas pelo Mesa Brasil no Rio Grande do Sul. "Estas ações são, em grande parte, voltadas ao aproveitamento integral dos alimentos. Desta forma, o Mesa Brasil é um dos mais completos programas do Sesc, pois agrega ação social e educação em uma mesma atividade", explicou o diretor.
O evento homenageou as entidades doadoras e os Jornalistas Amigos do Mesa com a entrega do troféu Mérito Mesa Brasil, um símbolo de agradecimento pela adesão ao Programa e pelo compromisso diante do desafio do combate ao desperdício de alimentos. Prestigiaram o evento, além dos homenageados e representantes das instituições sociais beneficiadas pelo programa, as seguintes autoridades: Iarai Strossi, representante da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado; Gilberto Alberton, conselheiro do Sesc/RS; Jossana Bernardi, representante da Smic; Carlos Farias, superintendente da Conab; Lóide Tróis, gerente de Educação e Assistência do Sesc/RS; e Marelane Pinheiro, coordenadora do Mesa Brasil Sesc no Estado.
O Mesa Brasil consiste em uma rede de solidariedade cujo objetivo é desenvolver um programa de colheita urbana que observa critérios de segurança alimentar e nutricional e redistribui alimentos doados pelos parceiros do programa, além de atuar contra o desperdício, captando alimentos excedentes ou sem valor comercial para instituições sociais cadastradas e monitoradas no programa. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/mesabrasil.

Comentários