Propostas do MDIC devem ser respondidas até dia 4 de fevereiro

São 9.877 produtos com a redução de alíquotas para importação e exportação por período

O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Paulo Tigre, alerta que as indústrias do Rio Grande do Sul têm até o dia 4 de fevereiro para formular uma proposta de redução de tarifas e de seu prazo para o Acordo de Livre Comércio Mercosul e União Europeia, em atendimento à consulta do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC).
Ao todo, são 9.877 produtos com a redução de alíquotas para importação e exportação por período, que vão de imediato há 18 anos. "Todos os setores industriais devem tomar conhecimento e apresentar suas propostas", disse Tigre. O industrial salienta que este será o maior acordo do mundo, que envolverá 750 milhões de consumidores e que se deve ter muito cuidado, pois a negociação está progredindo muito rapidamente.  "Em março a lista brasileira de ofertas deverá estar consolidada para ser negociada com o Mercosul e a intenção é concluir a negociação até o final do primeiro semestre", destaca.
Neste sentido, a Federação das Indústrias, por meio do Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior, promove um encontro no dia 1º fevereiro com 40 empresas e entidades gaúchas, responsáveis por mais de 70% das exportações para a União Europeia, a fim de obter a consolidação das propostas. O coordenador do Grupo Temático de Negociações Internacionais da Fiergs, Frederico Behrends, destaca, porém, que a reunião está aberta a todos os setores que quiserem participar. Além do encontro, os interessados podem se pronunciar ao Concex, pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (51) 3347 8790 / 3347 8126.
A consulta do MDIC está baseada na lista de ofertas discutida de 2004 e podem ser conhecidas pelo link.

Comentários