Rede de solidariedade Mesa Brasil recebe apoio do Ceasa

Termo de Cooperação foi assinado na tarde desta sexta-feira

A rede nacional de solidariedade Mesa Brasil Sesc ganhou mais um aliado no Rio Grande do Sul. Nesta sexta-feira, 7, foi assinado o termo de cooperação entre o Sistema Fecomércio/Sesc e a Ceasa-RS, que compreende a parceria entre os Programas Mesa Brasil Sesc e Ceasa Mais Cuidada, visando à administração da centralização de doações de alimentos e a devida distribuição a entidades sociais cadastradas na Capital e Região Metropolitana, assim como o desenvolvimento de ações educativas.
Segundo o diretor regional do Sesc/RS, Luiz Tadeu Piva, os esforços e a potencialização de recursos beneficiarão ainda mais pessoas. "Atualmente, somente em Porto Alegre e Região Metropolitana, o Mesa Brasil atende a 250 entidades sociais. A partir da parceria firmada com a Ceasa, nossas ações beneficiarão mais de 350 entidades", explica o dirigente. O Mesa Brasil Sesc é uma rede permanente de solidariedade, que atua desde novembro de 2003 no Rio Grande do Sul com o objetivo de evitar o desperdício de alimentos e diminuir as carências nutricionais da população. Para alcançar essas metas, conta com o apoio de empresas, entidades sociais e voluntários.
A Ceasa executa o Programa Ceasa Mais Cuidada, que, entre outras ações, visa à segurança alimentar e nutricional, por meio de um Banco de Alimentos próprio, o qual efetua a doação de alimentos excedentes a entidades cadastradas. Conforme o diretor-presidente da Ceasa/RS, Paulino Olívio Donatti, o Banco de Alimentos tem papel preponderante junto às pessoas beneficiadas, e com a parceria firmada com o Mesa Brasil, essa atuação será intensificada.
A reunião em que ocorreu a assinatura do Termo de Cooperação contou com dirigentes da Ceasa, como Paulino Olívio Donatti, diretor-presidente, e Gerson Madruga, diretor técnico operacional, e representantes do Sesc, como Luiz Tadeu Piva, diretor regional no RS, Alexandre Rodrigues, coordenadora estadual do Programa Mesa Brasil, e Roberta Almeida, gerente do Sesc Comunidade.
Mesa Brasil Sesc
O Programa atua na modalidade de colheita urbana, onde suas principais funções são articular parcerias entre empresas doadoras e entidades que necessitam de alimentos, bem como efetuar a seleção, transporte e distribuição dos produtos arrecadados. As doações observam os padrões do PAS (Programa de Alimentos Seguros), seguindo as normas da Vigilância Sanitária.
Empresas que colaboram com o Programa Mesa Brasil Sesc têm diversos benefícios, entre eles ampliação de ações de responsabilidade social e cidadania; isenção de ICMS para produtos e serviços, diminuição de custos com operações de logística e eliminação de produtos sem valor comercial, dentre outros, além de certificação do Programa como "Empresa Parceira" e participação gratuita em cursos e eventos. Qualquer empresa de alimentos, combustível, embalagens ou utensílios de cozinha pode colaborar.
No Rio Grande do Sul, o Mesa Brasil já tem polos de atuação em Porto Alegre e Região Metropolitana, além das regiões de Cachoeira do Sul, Rio Grande, Santa Maria, Erechim, Ijuí, Lajeado, Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul e Estrela, nos Vales do Taquari e Rio Pardo. Outras informações pelo site www.sesc-rs.com.br/mesabrasil.

Comentários