Sebrae apresenta novidades para Projetos Coletivos do Agronegócio

Iniciativa dará continuidade a projetos em andamento e também ajudará a fomentar novas áreas de produção

Com a proposta de estimular todos os setores da economia, os Projetos Coletivos do Sebrae terão novas frentes de atuação neste ano. É o caso do setorial de agronegócios, através das atividades realizadas pelo programa Juntos para Competir. Os projetos coletivos trabalham iniciativas por um período longo de tempo, entre dois e três anos. Conforme explica o gerente de Agronegócios do Sebrae/RS, João Paulo Kessler, "em 2015, serão 26 projetos coletivos destinados ao setor. No total, teremos mais de 3 mil produtores atendidos, divididos em grupos por todo o Rio Grande do Sul".
Muitos desses empresários já participam de atividades desenvolvidas pela entidade, iniciadas no ano passado ou no anterior, porém, alguns projetos inéditos serão colocados em prática a partir de 2015. "Temos um trabalho forte em setores como bovinocultura de corte, fruticultura, produção de leite, mas queremos explorar outras áreas de produção, como a de grãos, por exemplo", explica Kessler.
Para atender de forma efetiva os produtores de soja, milho e trigo, entre outras culturas, serão realizadas parcerias com diversas entidades para identificar as propriedades e sensibilizá-las para o projeto. "Já orientamos empreendedores dessa área, mas de forma não muito aprofundada. Queremos identificar gargalos e buscar alternativas para melhorar a produtividade", ressalta Kessler.
Outro segmento que também têm recebido novas iniciativas é a horticultura. No Lami, em Porto Alegre, priorizando uma área rural desconhecida por grande parte dos seus habitantes, o empreendedor Emerson Coutinho Chassot iniciou o cultivo de tomate cereja orgânica há menos de dois anos. "Eu já trabalhava com plantas ornamentais, mas queria ampliar o aproveitamento da área do sítio, que é de 40 hectares. O tomate cereja foi uma boa opção, pois já havia estufas na propriedade", explica. Assim nasceu a Cultura da Horta.
Emerson recebeu apoio de outros produtores e entidades, e ingressou no projeto coletivo do programa Juntos pra Competir, onde participou de consultorias de gestão, entre outras atividades. Além da organização da propriedade, integrar os projetos possibilitou, também, missões técnicas no País e no exterior. Com esse conhecimento, a Cultura da Horta incluiu verduras e hortaliças em sua produção e as comercializa em feiras orgânicas e para restaurantes e pequenos supermercados da região.
Para obter informações e fazer a pré-inscrição para o projeto mais adequado, basta acessar o hotsite dos Projetos Coletivos Sebrae, disponível a partir do site www.sebrae-rs.com.br.

Comentários