Universidades unem esforços para fomentar a inovação em Porto Alegre

Reitores da Ufrgs, PUC e Unisinos estiveram reunidos com o prefeito, Nelson Marchezan Júnior

União para transformar Porto Alegre em referência em inovação - Gustavo Diehl I Reprodução

Transformar Porto Alegre em uma referência na área de inovação. Com este objetivo, os reitores da Ufrgs, Rui Vicente Oppermann; da PUC, Evilázio Teixeira; e da Unisinos, Marcelo Fernandes de Aquino estiveram reunidos com o prefeito, Nelson Marchezan Júnior, nesta segunda-feira, 2. "Estamos construindo a história, porque estão presentes aqui as forças capazes de promover alternativas para a comunidade", enalteceu o representante da instituição jesuíta. O trio faz parte da Aliança para a Inovação, inciativa que busca organizar articulações para a constituição do ecossistema de inovação na Capital.

Participaram também do encontro representantes de entidades empresariais, professores das três universidades que estão atuando em grupos de trabalho, além do presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Tecnológicos e Áreas de Inovação (IASP), Josep Piqué. Ele é um dos idealizadores do Projeto Barcelona @22, que transformou a cidade espanhola em uma referência na área de smart cities e distritos de inovação no mundo. O convidado participará de uma série de reuniões como consultor da articulação.

Além dos encontros com os grupos de trabalho, estão previstas ocasiões com empresários, Câmara de Vereadores e imprensa, entre outros agentes, para engajar os diversos setores na formação de uma agenda conjunta. A próxima oportunidade será nesta quarta-feira, 4, quando a Aliança para a Inovação apresentará à comunidade interessada alguns cases de inovação. O evento será realizado no Teatro da Unisinos (Avenida Nilo Peçanha, 1600), das 8h30 às 12h, e é aberto ao público.

Segundo o reitor Marcelo, os atores envolvidos neste processo devem ter a lucidez de não entrar nas armadilhas do debate estéril da generalização partidária e ideológica, que é fator de desunião. Conforme Piqué, a aliança formada põe um elemento chave na articulação, porque convida a administração pública e as empresas a se somarem pelo desenvolvimento de Porto Alegre. "Essa é a grande notícia, porque significa que universidades e empresas compreendem o quão importante é o trabalho conjunto", afirmou.

Comentários