Monografia resgata trajetória do jornalista Cândido Norberto

Relata a atuação do comunicador e político gaúcho, dos anos 40 aos dias atuais

Na próxima quinta-feira, 3, ocorre a banca de defesa da monografia "Cândido Norberto e sua trajetória profissional - a atuação do jornalista gaúcho dos anos 40 aos dias atuais". O trabalho, de 125 páginas, foi redigido em dois semestres pela estudante de Jornalismo Vanessa Ioris e orientado pela professora Adriana Ruschel Duval. A banca de avaliação será na sala 3D105, do prédio das Ciências da Comunicação da Unisinos, das 15h às 16h, com a participação dos professores Adriana Ruschel Duval, Sérgio Francisco Endler e Daniel Scola. 


O TCC foi construído a partir do resgate da memória pela história oral e pela revisão bibliográfica sobre o personagem e os principais fatos relacionados às décadas em que atuou como jornalista e político. Depoimentos do próprio Cândido e dos colegas Antonio Carlos Macedo, Holmes Aquino, Ibsen Pinheiro e Cláudio Brito compõem a tônica do percurso investigativo.


Segundo a professora orientadora, entre as conclusões do trabalho está a revelação de um Cândido Norberto dinâmico e "camaleão", "que se adapta - sem se render - às circunstâncias e especificidades de suas diversas atuações profissionais". Em outubro de 2004, o comunicador foi perfilado por Coletiva.net.

Comentários