Regulamentação pauta fala de superintendente da Abert

Cristiano Lobato Flores apresentou a assunto referente aos serviços de radiodifusão do País

O superintendente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Vitor Elísio Góes, abordou acerca da regulamentação dos serviços de radiodifusão no Brasil no 24° Congresso Gaúcho de Rádio e Televisão, organizado pela Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert). Segundo Góes, o desligamento do sinal analógico irá liberar a faixa de 700MHz para que a oferta de internet 4G possa ser expandida para todo território nacional.

O sinal analógico será desligado em 89 municípios do Rio Grande do Sul - incluindo a Capital - em 31 de janeiro de 2018. Com isto, quem não tiver conversor digital não poderá mais assistir à TV aberta. O representante citou, também, que quando utilizado o 4G na faixa de 700 MHz, em ambientes fechados como auditórios, a qualidade do sinal aumenta sensívelmente. "Quanto maior a frequência, menor é a penetração do 4G. As faixas de frequência menores, como a de 700 MHz são fundamentais para a expansão desta tecnologia no País", argumentou.

Quase 3200 cidades já estão liberadas para a utilização da faixa de 700 MHz - o País possui 5.570 municípios. Góes finalizou dizendo que esta é mais uma das grandes etapas da televisão brasileira. "Não tenho dúvidas de que esta é a terceira revolução da TV no Brasil. A primeira foi com a sua entrada na década de 40, depois, nos anos 1970 com a TV a cores e, agora, com a mudança do sinal analógico para o digital", afirmou.

Comentários