Diretora de 'Torre' critica edital da Ancine durante premiação

Nadia Mangolini e colegas vestiram camisetas estampadas com a frase 'Curta também é filme'

O curta de Nadia recebeu três Kikitos - Divulgação/Coletiva.net

Durante a premiação do 46º Festival de Cinema de Gramado, que ocorreu em Gramado, no último sábado, 25, a diretora de 'Torre', Nadia Mangolini, vestiu uma camiseta estampada com a frase "Curta também é filme". Ela e os colegas, que possuem projetos com até 30 minutos, criticaram a Agência Nacional de Cinema (Ancine), pois as pequenas obras cinematográficas não podem pleitear verbas de acordo com o edital da entidade.

"Hoje, ter conseguido fazer um curta e rodar festivais não conta, mas espero que a visibilidade que tivemos aqui coloque a questão em debate", provocou Nadia. Ela lamentou esta posição da Ancine, pois relatou que possui uma produtora especializa em curtas há 10 anos. "Nós temos carreiras neste nicho, mas para eles não existimos", expôs.

A cineasta, que começou a carreira como produtora, nunca havia estado no Festival de Cinema de Gramado. Porém, a oportunidade chegou, justamente, quando optou por dirigir seu primeiro filme. "Foi muito importante receber estes prêmios, pois nunca havia conquistado nada. Então, fico muito agradecida", afirmou.

A animação 'Torre', que narra como vivem os filhos de um homem morto no período da Ditadura Militar, já circulou e foi exibida em diversos eventos. Porém, foi em Gramado que conquistou três prêmios. Nadia levou para casa os Kikitos de 'Melhor Filme do Júri Popular', bem como 'Melhor Filme da Crítica'. Os colegas de projeto, Pedro Franz e Rafael Coutinho, foram avaliados como Melhor Direção de Arte. "Para o filme, é muito legal. Estamos há um ano rodando festivais e, depois deste tempo, chegar aqui e receber estes prêmios é muito importante para a equipe", comemorou.

Com o apoio do Banrisul e Canal Bah!, a equipe de Coletiva.net realizou a cobertura em tempo real do Festival de Cinema. Ao longo da programação, a editora do portal, Gabriela Boesel, as repórteres Júlia Fernandes, Luana Nyland e Patrícia Lapuente, a publisher Márcia Christofoli, o social media Felipe Ramires e o fotógrafo Rafael Linck produziram conteúdo sobre o evento e seus bastidores, além de alimentarem as redes sociais com tudo o que aconteceu em Gramado.

Comentários