Diretores de curtas gaúchos participam de coletiva de imprensa

Com algumas baixas de representantes dos filmes, profissionais foram mediados pelo crítico de Cinema Marcus Mello

Divulgação/Coletiva.net

Com a sala mais lotada até o momento. Assim foram recebidos os diretores dos curtas gaúchos que foram exibidos anteriormente no Palácio dos Festivais, os primeiros da mostra deste ano. Público-geral e imprensa lotaram a entrevista coletiva para conhecer mais sobre quem esteve por trás dos 11 filmes regionais que abriram a categoria, porém nem todos estavam presentes na abertura do debate, mediado pelo crítico de Cinema Marcus Mello.

Victoria Farina, estudante de Realização Audiovisual da Unisinos São Leopoldo, recebeu o desafio de criar um stop motion (modalidade de produção, que conta histórias a partir de movimentos de objetos) em uma matéria do curso de graduação. O resultado deste projeto se tornou a animação 'O Comedor de Sementes'. "Foi um desafio muito grande, pois tivemos que fazer todo o trabalho manual, como criar os bonecos e o cenário, mas muitas vezes não sabíamos nem como cortar a madeira", contou, ao revelar ter sido muito interessante, pois voltou a trabalhar com materiais que brincava quando era criança.

"Jéssica recebe um áudio no telefone que relembra os pesadelos da noite passada". Esta é a sinopse do curta de 12 minutos dirigido por Lucas Reis. De acordo com o cineasta, seu terceiro projeto na carreira, 'O Abismo', é totalmente independente - assim como os anteriores. "Às vezes, penso que nem deveria estar neste lugar, pois do modo como foi feito e inscrito é uma conquista muito grande ter sido selecionado", confessou.

Ainda estiveram presentes os diretores de 'A Somba', Felipe Iesbick; de 'Grito', Luiz Alberto Cassol; de 'Um Corpo Feminino', Thaís Fernandes; 'Movimento à Margem', de Lícia Arosteguy; 'Sem Abrigo', de Leonardo Remor; e 'Maçãs em Fogo', de Bruno de Oliveira. Neste domingo, 19, às 13h, acontecerá a segunda etapa da exibição de curtas gaúchos. São eles: 'Fè Mye Talè' (Encantado), de Henrique Both Lahude; 'Gasparotto', de Zeca Brito;  'O Viúvo', de Luiz Carlos Wolf Chemale; 'Coágulo', de Jéssica Gonzatto; 'Pelos Velhos Tempos', de Ulisses da Motta; 'Nós Montanha', de Gabriel Motta. Completam 'A Formidável Fabriqueta de Sonhos Menina Betina', de Tiago Ribeiro;  'Antes do Lembrar', de Luciana Mazeto e Vinícius Lopes; e 'Mulher Ltda', de Taísa Ennes - todos em ordem de exibição. Os agraciados serão conhecidos também neste sábado, às 20h30, no Palácio dos Festivais, em um evento promovido pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Com o apoio do Banrisul e Canal Bah!, a equipe de Coletiva.net realiza a cobertura em tempo real do Festival de Cinema. Ao longo da programação, a editora do portal, Gabriela Boesel, as repórteres Júlia Fernandes, Luana Nyland e Patrícia Lapuente, a publisher Márcia Christofoli, o social media Felipe Ramires e o fotógrafo Rafael Linck produzirão conteúdo sobre o evento e seus bastidores, além de alimentarem as redes sociais com tudo o que está acontecendo em Gramado.

Comentários